VÍDEO I : MOMENTOS MARCANTES DO PROJETO

posted under | 3 Comments

INTRODUÇÃO: Projeto Pipocando 2009


Momento divertido em sala de aula.

JUSTIFICATIVA:

Desenvolver o projeto, Pipocando na Matemática, para nós está sendo muito importante.

Em primeiro lugar, por ser um tema divertido, e depois, por possibilitar integração com as demais disciplinas.

Trazer este assunto para a sala de aula foi uma ótima forma de motivar os alunos em busca de cálculos diversos e da pesquisa, usando outros meios com a sala informatizada, de forma real e significativa.

Espera-se um envolvimento dos alunos, na busca de resultados para os cálculos apresentados, e na coleta de informações necessárias ao desenvolvimento do projeto.

COMO COMEÇOU:

  • Assistimos um filme, e comemos pipoca;
  • Respondemos a um questionário, descobrimos a preferência de sabor;
  • Fizemos gráficos;
  • Comentamos sobre filme, e também sobre as “pipocas”;
  • Pesquisamos: Como Surgiu a Pipoca? Qual é o segredo da pipoca? Qual sua origem , outros significados para pipoca e piruá;
  • Fomos para a sala informatizada pesquisar e pesquisamos em casa.
  • Ampliamos a pesquisa também para o milho.
  • Plantamos milho.
  • Conhecemos uma espiga.
  • Escrevemos, contamos um fato, cantamos, desenhamos....

OBJETIVOS GERAIS:

  • Desvendar qual o “Mistério da Pipoca”;
  • Desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa ;
  • Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações;
  • Relacionar o tema aos conceitos matemáticos estudados;
  • Coletar dados necessários ao desenvolvimento do projeto, de forma integrada, divertida e ;
  • Desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico-matemático;
  • Integrar o tema, relacionando-o com as demais ;
  • Ler, pesquisar, comparar, ordenar....

ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar sobre pipoca;
  • Relacionar o tema com conteúdos diários e a fatos de nossa vivência;
  • Responder questionário para saber a preferência da pipoca;
  • Contar momento em família e consumo do produto;
  • Elaborar e executar entrevista com um pipoqueiro(a);
  • Trabalhar com textos diversos sobre o tema (Leituras, lendas, notícias, receitas, poemas, músicas, paródias, textos informativos, ...);
  • Criar e resolver desafios matemáticos;
  • Descobrir qual o mistério da pipoca;
  • Pesquisar números relativos a população brasileira e relacionar ao consumo de pipoca;
  • Relacionar o consumo da pipoca aos cuidados com nossa alimentação;
  • Fazer lista dos principais fabricantes (marcas) do produto;
  • Efetuar cálculos matemáticos, pesquisas populares e de preço, tabular dados e fazer gráficos à partir destes dos dados coletados;
  • Usar balança para pesar e comparar quantidades;
  • Trabalhar com unidades de massa, peso: miligrama(mg), grama (g) , quilograma (kg) e tonelada(t), medidas de capacidade: litro(l), mililitro(ml), medidas de comprimento: metro(m), decímetro(dm), centímetro(cm) e milímetro(mm);
  • Construir jogos e brincadeiras com materiais alternativos (reutilizáveis;
  • Confeccionar embalagens para as pipocas e enfeites para a festa junina a partir de reciclagem de materiais (caixa de leite);
  • Fazer “mandala” à partir de produtos de milho(grãos, farinha, ...) relacionando com as aulas de simetria.
  • Fazer estimativas (chutômetro) diferntes tamanhos de recipientes, observando volume e a capacidade de cada recipiente;
  • Participar de eventos para divulgar nosso trabalho na nossa escola e em outras escolas.
  • Criar um Blog para expor o resultado de nossas pesquisas.

Postado por: Professora Ivanir Terezinha Blasius

  • Visitar uma empresa que vende, empacota ou finaliza o produto.



RESUMO: PROJETO PIPOCANDO
Com o propósito de tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes, o projeto Pipocando na Matemática teve início em maio de 2009, envolvendo 58 alunos da terceira série do Ensino Fundamental. O tema “pipoca” foi logo aceito pelas turmas, e isso possibilitou “pipocar” na Matemática de forma divertida, fazendo com que os alunos buscassem novos desafios, novas pesquisas e novas descobertas. O trabalho interdisciplinar se intensificou, integrando todas as áreas do conhecimento. A pesquisa tornou-se constante e fundamental. Precisavam de respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o mistério da pipoca? Por que a pipoca estoura? O que é necessário fazer para que a pipoca estoure? O que faz com que um pequeno grão se transforme em uma massa fofa e branca? À medida que encontravam as respostas, aumentava o interesse por novos conhecimentos. Esta prática pedagógica fez com que a Matemática acontecesse naturalmente. Adotar esta prática oportunizou aos estudantes grande envolvimento, e o processo de ensino e aprendizagem, numa deliciosa recreação para todos os envolvidos.


posted under | 11 Comments
Postagens mais recentes Página inicial

    Perfil

    Perfil
    Olá!!! Somos Professores e Alunos da Escola Bruno Hoeltgebaum de Blumenau. Criamos este blog com o intuíto de expor atividades realizadas, bem como, divulgar nossos projetos. Aqui você encontrará tudo o que rola de melhor em nossos Projetos e vai Pipocar na Matemática! Seja bem-vindo! BLUMENAU- SC- BRASIL

Em que local você costuma comer pipoca?

Onde são preparadas as pipocas em sua casa?

Você prefere?

  • .
  • .

Recent Comments