INTRODUÇÃO: Projeto Pipocando 2009
Momento divertido em sala de aula.
Desenvolver o projeto, Pipocando na Matemática, para nós está sendo muito importante.
Em primeiro lugar, por ser um tema divertido, e depois, por possibilitar integração com as demais disciplinas.
Trazer este assunto para a sala de aula foi uma ótima forma de motivar os alunos em busca de cálculos diversos e da pesquisa, usando outros meios com a sala informatizada, de forma real e significativa.
Espera-se um envolvimento dos alunos, na busca de resultados para os cálculos apresentados, e na coleta de informações necessárias ao desenvolvimento do projeto.
COMO COMEÇOU:
- Assistimos um filme, e comemos pipoca;
- Respondemos a um questionário, descobrimos a preferência de sabor;
- Fizemos gráficos;
- Comentamos sobre filme, e também sobre as “pipocas”;
- Pesquisamos: Como Surgiu a Pipoca? Qual é o segredo da pipoca? Qual sua origem , outros significados para pipoca e piruá;
- Fomos para a sala informatizada pesquisar e pesquisamos em casa.
- Ampliamos a pesquisa também para o milho.
- Plantamos milho.
- Conhecemos uma espiga.
- Escrevemos, contamos um fato, cantamos, desenhamos....
- Desvendar qual o “Mistério da Pipoca”;
- Desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa ;
- Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações;
- Relacionar o tema aos conceitos matemáticos estudados;
- Coletar dados necessários ao desenvolvimento do projeto, de forma integrada, divertida e ;
- Desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico-matemático;
- Integrar o tema, relacionando-o com as demais ;
- Ler, pesquisar, comparar, ordenar....
ESPECÍFICOS:
- Pesquisar sobre pipoca;
- Relacionar o tema com conteúdos diários e a fatos de nossa vivência;
- Responder questionário para saber a preferência da pipoca;
- Contar momento em família e consumo do produto;
- Elaborar e executar entrevista com um pipoqueiro(a);
- Trabalhar com textos diversos sobre o tema (Leituras, lendas, notícias, receitas, poemas, músicas, paródias, textos informativos, ...);
- Criar e resolver desafios matemáticos;
- Descobrir qual o mistério da pipoca;
- Pesquisar números relativos a população brasileira e relacionar ao consumo de pipoca;
- Relacionar o consumo da pipoca aos cuidados com nossa alimentação;
- Fazer lista dos principais fabricantes (marcas) do produto;
- Efetuar cálculos matemáticos, pesquisas populares e de preço, tabular dados e fazer gráficos à partir destes dos dados coletados;
- Usar balança para pesar e comparar quantidades;
- Trabalhar com unidades de massa, peso: miligrama(mg), grama (g) , quilograma (kg) e tonelada(t), medidas de capacidade: litro(l), mililitro(ml), medidas de comprimento: metro(m), decímetro(dm), centímetro(cm) e milímetro(mm);
- Construir jogos e brincadeiras com materiais alternativos (reutilizáveis;
- Confeccionar embalagens para as pipocas e enfeites para a festa junina a partir de reciclagem de materiais (caixa de leite);
- Fazer “mandala” à partir de produtos de milho(grãos, farinha, ...) relacionando com as aulas de simetria.
- Fazer estimativas (chutômetro) diferntes tamanhos de recipientes, observando volume e a capacidade de cada recipiente;
- Participar de eventos para divulgar nosso trabalho na nossa escola e em outras escolas.
- Criar um Blog para expor o resultado de nossas pesquisas.
Postado por: Professora Ivanir Terezinha Blasius
- Visitar uma empresa que vende, empacota ou finaliza o produto.
RESUMO: PROJETO PIPOCANDO
Com o propósito de tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes, o projeto Pipocando na Matemática teve início em maio de 2009, envolvendo 58 alunos da terceira série do Ensino Fundamental. O tema “pipoca” foi logo aceito pelas turmas, e isso possibilitou “pipocar” na Matemática de forma divertida, fazendo com que os alunos buscassem novos desafios, novas pesquisas e novas descobertas. O trabalho interdisciplinar se intensificou, integrando todas as áreas do conhecimento. A pesquisa tornou-se constante e fundamental. Precisavam de respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o mistério da pipoca? Por que a pipoca estoura? O que é necessário fazer para que a pipoca estoure? O que faz com que um pequeno grão se transforme em uma massa fofa e branca? À medida que encontravam as respostas, aumentava o interesse por novos conhecimentos. Esta prática pedagógica fez com que a Matemática acontecesse naturalmente. Adotar esta prática oportunizou aos estudantes grande envolvimento, e o processo de ensino e aprendizagem, numa deliciosa recreação para todos os envolvidos.
posted under |
11 Comments
Assinar:
Postagens (Atom)
Perfil

Olá!!! Somos Professores e Alunos da Escola Bruno Hoeltgebaum de Blumenau. Criamos este blog com o intuíto de expor atividades realizadas, bem como, divulgar nossos projetos. Aqui você encontrará tudo o que rola de melhor em nossos Projetos e vai Pipocar na Matemática! Seja bem-vindo! BLUMENAU- SC- BRASIL
Em que local você costuma comer pipoca?
Onde são preparadas as pipocas em sua casa?
Você prefere?
- .
- .
Arquivos
-
►
2014
(1)
- ► 03/30 - 04/06 (1)
-
►
2013
(2)
- ► 07/07 - 07/14 (1)
- ► 04/21 - 04/28 (1)
-
►
2012
(6)
- ► 11/18 - 11/25 (1)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 09/02 - 09/09 (1)
- ► 08/12 - 08/19 (1)
- ► 08/05 - 08/12 (1)
- ► 07/01 - 07/08 (1)
-
►
2011
(15)
- ► 09/18 - 09/25 (1)
- ► 09/04 - 09/11 (1)
- ► 07/24 - 07/31 (1)
- ► 07/03 - 07/10 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 06/19 - 06/26 (1)
- ► 06/12 - 06/19 (1)
- ► 05/22 - 05/29 (1)
- ► 05/15 - 05/22 (1)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (2)
- ► 03/06 - 03/13 (2)
-
►
2010
(56)
- ► 11/28 - 12/05 (1)
- ► 10/24 - 10/31 (1)
- ► 09/26 - 10/03 (1)
- ► 09/12 - 09/19 (1)
- ► 08/22 - 08/29 (1)
- ► 08/15 - 08/22 (3)
- ► 07/11 - 07/18 (1)
- ► 07/04 - 07/11 (1)
- ► 06/27 - 07/04 (2)
- ► 06/20 - 06/27 (8)
- ► 06/13 - 06/20 (27)
- ► 06/06 - 06/13 (6)
- ► 05/16 - 05/23 (2)
- ► 05/09 - 05/16 (1)
-
▼
2009
(10)
- ► 12/13 - 12/20 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (2)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (3)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
-
-
DIA DA ÁGUA - No dia 22 de março é o dia da água! Se preservar, não faltará! Professora IvanirHá 10 anos
Orkut
Contato
Profª. Coordenadora do Projeto:
Ivanir Terezinha Blasius
E-mail: ivanirterezinhablasius@yahoo.com.br
Profª. Colaboradora:
Fabiana Jumes
E-mail: jumesfabiana@gmail.com
Profª. Colaboradora:
Michelle dos Santos Carvalho
E-mail: michelle_s_carvalho@hotmail.com
E.E.B Bruno Hoeltgebaum
R. Paula Hoeltgebaum, 131
Fortaleza - Blumenau - Sc
CEP 89 057-160
Fone: (47) 3339-0599
E-mail: eebhoeltgebaum@sed.sc.gov.br
E-mail do Projeto Pipocando na Matemática
pipocando_2010@yahoo.com.br
Ivanir Terezinha Blasius
E-mail: ivanirterezinhablasius@yahoo.com.br
Profª. Colaboradora:
Fabiana Jumes
E-mail: jumesfabiana@gmail.com
Profª. Colaboradora:
Michelle dos Santos Carvalho
E-mail: michelle_s_carvalho@hotmail.com
E.E.B Bruno Hoeltgebaum
R. Paula Hoeltgebaum, 131
Fortaleza - Blumenau - Sc
CEP 89 057-160
Fone: (47) 3339-0599
E-mail: eebhoeltgebaum@sed.sc.gov.br
E-mail do Projeto Pipocando na Matemática
pipocando_2010@yahoo.com.br
Recent Comments