Formando dezenas com milho
ESTIMATIVA:
Para introduzir este assunto e adequá-lo ao tema pipoca, sugeri fazermos uma brincadeira, que foi chamada pela turma de "chutômetro".
- No primeiro chutômetro, enchemos um potinho de leite fermentado com milho de pipoca, passamos uma lista na sala. Cada aluno colocava na tabela a quantidade de grãos que imaginava conter dentro do frasco. Após todos terem lançado sua quantidade estimada, contamos os grãos, e como ninguém acertou o valor, aproximamos para o valor mais próximo ao número de grãos. Havia 451 grãos no pote de leite fermentado. A Aluna Ana foi a que mais se aproximou desta quantidade.
- No segundo, usamos um vidro de conserva, mais largo . Esta pesquisa foi realizada somente em nossa sala. O vencedor foi o aluno Alisson. A quantidade de pipocas foi de 1228 grãos.
- Na terceira pesquisa, envolvemos também alguns professores. Desta vez, utilizamos PIPOCAS ESTOURADAS, num vidro de pepinos em conserva. Nesta pesquisa tivemos um acertador com o número exato de grãos. Foi o aluno Luan (de nossa turma) que como prêmio ganhou, um pacote de pipoca de 100 gramas(estouradas). A quantidade de pipocas estouradas foi 101
- No quarto , utilizanos outra dimensão de vidro (de azeitonas verdes), que era fino e comprido. Colocamos grãos, e foi realizado durante a Feira da Matemática; fase Escolar. Participaram da pesquisa, professores, alunos, funcionários da escola, pais de alunos, avaliadores e comunidade em geral. Não teve nenhum resultado exato, então aproximamos, e o vencedor foi o aluno Ariel da quinta série. Quantidade de grãos foi 1910.
A contagem foi efetuada pelos alunos, que agrupavam os grãos usando: dezena, centena e milhar. A partir destes números de grãos realizamos outros desafios e operações matemáticas em sala, como por exemplo, calcular a diferença emtre o valor estimado e o valor real.
Aplicar as operações matemáticas desta forma, foi muito importante para os alunos e para mim, porque possibilitou diferenciar a prática de efetuar cálculos de forma sistematizada e mecânica, para esta, que evidenciou o concreto e o real.
Professora: Ivanir Terezinha Blasius
0 comentários:
Postar um comentário