Proporção da pipoca: É de 1 para 40?

Experiência:

Na aula de hoje conseguimos realizar a seguinte experiência: Distribuímos 40 copos vazios, enchemos 1 copo com pipocas sem estourar da marca Keri. O nosso objetivo foi de comprovar os dados que tínhamos de que a Pipoca, após estourada, aumenta de volume de 1 para 40 ou mais, dependendo da marca ou da forma como a preparamos.




É VERDADE!

Após estourar 01 copo de pipocas, colocamos as pipocas já estouradas nos copinhos, em seguida enchemos 39 copinhos e percebemos que muitos grãos não estouraram. Neste caso, com esta marca de grãos, conseguimos comprovar que nossas pesquisas estavam certas.
01 grão de pipoca, pode aumentar seu volume até 40 ou 50 vezes maior que sua forma original.




Por: Professora e alunos


posted under | 1 Comments

Vídeo: Momentos Pipocando

Este vídeo, foi produzido com o objetivo de mostrar os momentos mais importantes do Projeto Pipocando na Matemática. Evidencia o que há de mais significativo para nós.

Confiram os que as deliciosas pipocas fizeram conosco! Esperamos que gostem!

Professora e alunos.

* * * * * * * * * * * * *

Significado de PIPOCAR = Rebentar, explodir, estalar, saltar; noticiar...

posted under | 3 Comments

PERFIL DO PROJETO PIPOCANDO 2010 - Área de Matemática

I FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA
DATA: 30/06 -01 e 02/07
LOCAL:FURB - BLUMENAU- SC

OBJETIVO GERAL:

*Desvendar qual é o Mistério da Pipoca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Pesquisar sobre pipoca.
· Coletar dados e montar tabelas.
. Tabular as pesquisas de preferência de sabor.
· Fazer registros e demonstrar resultados através de gráficos.
. Efetuar desafios e histórias matemáticas.
· Identificar medidas de comprimento, de capacidade e de massa.
· Calcular quantidade de pipocas que um pipoqueiro vende por dia, semana, mês e ano.
· Efetuar cálculos diversos utilizando as operações fundamentais.
· Utilizar a balança para comparar quantidades.
· Descobrir qual o rendimento médio por quilo do produto.
· Calcular o tempo médio entre as germinações.
· Fazer pesquisa de preço do produto e aplicar nos desafios apresentados.
· Fazer estimativas.
· Criar e aplicar jogos matemáticos envolvendo o tema pipoca e as operações fundamentais.
· Identificar os números da população dos maiores consumidores de pipoca do mundo.
· Aplicar simetria em trabalhos de artes, utilizando grãos.
· Identificar a pipoca como tridimensional.
· Participar das atividades da gincana.
· Criar um mascote para a gincana, montar sua biografia utilizando números, datas, medidas e peso.
· Comprovar que a pipoca se expande até chegar a um volume 40 ou 50 vezes maior que sua forma original.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS:

· Operações fundamentais: ( + - X : );
· Desafios e histórias matemáticas;
· Agrupar quantidades (unidade, dezena e centena)
· Números (população)
· Criação de Jogos envolvendo as operações;
· Tabelas;
· Gráficos;
· Medida de comprimento (m, cm, mm), de capacidade (quantidade)
e de massa ( mg, g, kg, tonelada);
· Estimativa (chutômetro);
· Aproximação (arredondamento)
· Sistema Monetário;
· Listagem de preços;
· Média (tempo de germinação)
· Noções de frações;
· Temperatura e calor;
· Perímetro, área;

OBS: Por ser interdisciplinar, envolveu outros assuntos matemáticos e de conhecimentos gerais,
de acordo com cada Disciplina.

Postado por Professora Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 3 Comments

TAREFA 010 - GINCANA

Cada Equipe deverá apresentar um POEMA com rima sobre seu Mascote.

Apresentaremos agora os Poemas produzidos pelas Equipes.

Professora: Ivanir

EQUIPE: PIPOCON
POEMA:A Popica

A Popica é uma criança
Que é cheia de esperança
Gosta muito de brincar
E não gosta de trabalhar
Ela é toda atrapalhada
E só faz palhaçada!

Popica Maria
Popica João
Pipoca Popica
Popica salsichão
De manhã ela vai
De tarde, ela vem
Fazendo careta
Para o neném.

Popica é minha amiga
E brinca com sua tia

Ela é brincalhona
E se parece com a Madona

Popica é muito safada
Por isso é muito atrapalhada!

Popica, Pipoquinha
Popica, Pipocão
Fazendo careta
Para o seu João!


EQUIPE: MATPOCA
Poema: Nosso Mascote

Pipoquinha Matpoca
Pula como Pipoca.

Num dia
Muito quente
Pipoquinha
Comeu cachorro-quente.

Prá fazer o Pipoquinha
Precisou atenção
Fizemos ele
Com o coração.

Neste sábado
Pipoquinha
Estava quente
Igual cachorro-quente!

posted under | 12 Comments

LETRA DA MÚSICA PIPOCA:

PIPOCA

Mamãe diz que pipoca é besteira
Que não fede nem cheira
Que é um monte de nada.

Vai ver que ela ta meio boboca
Eu sou movida a pipoca
A base de tonelada.

Diz que é pra eu devorar o almoço
Que pipoca eu não posso
Pipoca eu como até o caroço
Sem a tal tenho um troço.

Refrão
Pipoca...aaaaaah!
Cheiro de pipoca tá rolando no ar
Pipoca ...uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá.

Eu sei que é importante comer,
Pra eu me desenvolver
Ficar mais forte que um touro
Mais importante mesmo é pipoca
E a mamãe nem se toca
Que isso é um estouro
Eu gosto quando vou ao cinema
Adoro quando namoro
Mamãe se vira numa pipoca
Porque senão eu choro
Me dá que eu nunca mais choro
Ai mamãe.

Cantamos......

ATIVIDADE DESENVOLVIDA:

1) De que fala a música?
2) O que mamãe diz sobre pipoca no início da leitura?
3) Que palavra da música lembra matemática?
4) Segundo o texto, por que é importante comer?
5) Represente esta frase através de um desenho:
"Comendo o dia inteiro, esparramando no sofá"

Atividade desenvolvida em 09/06/09

Postado por: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 8 Comments

CHUTÔMETRO:



Esta é Letícia.
Este vidro contém pipocas em grãos.
Momento em a turma se preparava para contar os grãos. No vidro haviam 1910 grãos.
Após a contagem resolveram o seguinte desafio:

No chutômetro realizado na Feira Interna de Matemática havia 1910 grãos de milho pipoca. A pessoa que mais se aproximou, chutou 1800 grãos.
Qual foi a diferença?

1910 - 1800 = 110

A diferença foi de 110 grãos.

Aluna: Letícia Maria S. de Lima (Atividade realizada em 26/08/2009)

posted under | 9 Comments

Venda de milho pipoca aumenta em junho:

Motivos: Festa Junina e Copa do mundo.

O consumo de pipoca costuma crescer, no mínimo duas vezes no período de Festas juninas. Mas, neste ano, as vendas ganham reforço com a Copa do Mundo, que também acontece na mesma época.

E você? Ja comprou sua pipoquinha preferida para o jogo que nossa Seleção Brasileira fará hoje, domingão?
Eu já!!!
Vamos torcer muito!

Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 2 Comments

PAÍSES QUE MAIS CONSOMEM PIPOCA:

Estes são os maiores consumidores:

Nos ESTADOS UNIDOS, são consumidas 400 mil toneladas de pipocas em um ano.

O segundo maior país fanático pelo petisco salgado é, adivinha só, é o BRASIL - nós consumimos 70 mil toneladas em 12 meses.

Dados da População - Ano/2008

Estados unidos = 303 824 646 hab
Brasil = 185 843 253 hab

ATIVIDADE:

* Calcular a diferença de população entre Estados Unidos e Brasil.

Resposta: (Via comentário) abaixo.

Atividade realizada pela turma em: 07/07/09

Postado pela Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 4 Comments
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

    Perfil

    Perfil
    Olá!!! Somos Professores e Alunos da Escola Bruno Hoeltgebaum de Blumenau. Criamos este blog com o intuíto de expor atividades realizadas, bem como, divulgar nossos projetos. Aqui você encontrará tudo o que rola de melhor em nossos Projetos e vai Pipocar na Matemática! Seja bem-vindo! BLUMENAU- SC- BRASIL

Em que local você costuma comer pipoca?

Onde são preparadas as pipocas em sua casa?

Você prefere?

  • .
  • .

Recent Comments