Você prefere...

PREFERÊNCIA DE SABOR EM NOSSA SALA:

Este trabalho foi muito interessante. Logo que iniciamos o projeto, cada aluno relatou sua preferência de sabor de pipoca. Do jeito deles, elaboraram uma tabela para expor os resultados da pesquisa. Construíram então um gráfico de barras, evidenciando o resultado das preferências. Mais tarde, com auxílio da sala informatizada, foi possívem fazer os mesmos gráficos utilizando tecnologias diferentes.
A pipoca salgada é a preferida por nossos alunos. Podem ser saborizada: com manteiga, bacon, natural com sal..., enfim uma variedade de marcas e sabores já existentes no mercado.
É só escolher a sua!!!
Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 0 Comments

O Crescimento do Milho...

INFORMAÇÕES INTERESSANTES:

Nossos alunos conheciam o milho do jeito que ele é apresentado no mercado; o grão.
Poucos alunos conheciam como nasce, cresce e se reproduz.
Durante esse processo foi necessário ler muito, pesquisar vários tipos de milho. Conseguimos então algumas espigas de milho e de milho pipoca. Visualizaram e desenharam a espiga. Sabendo da época do plantio, nos preparamos para plantar na sala de aula e acompanhar o processo de crescimento. Os alunos também plantaram em casa. Os pais acabaram se envolvendo muito nesta fase do projeto. Traziam fotos para a sala de aula e mostravam para os colegas.
Foi maravilhoso ver o milho crescer, florescer e lançar a espiga!
Professora: Ivanir Terezinha Blasius


posted under | 2 Comments

Paródias



Paródia criada pelos nossos alunos, envolvendo o tema: Pipoca!
Esta foi uma das tarefas da Gincana, apresentada em 2009.

posted under | 10 Comments

Pipoca pesa mais, antes ou depois de estourar?

QUERO SABER: QUANDO PESA MAIS????

Uma grande curiosidade da turma era saber se a pipoca pesa mais antes ou após estourar.
Para saber, precisávamos fazer esta experiência. Para nossa surpresa, na experiência feita com 100 gramas de pipocas para micro-ondas, pesou menos. Deduzimos então que: liberando a umidade interna(vapor) ocasionou numa pequena diferença de peso. Antes da experiência, fizemos uma pesquisa na sala para saber a opinião da turma, conforme mostram os gráficos abaixo.
OBS: Já na pipoca de panela, acrescentamos óleo e sal; a pipoca pesou mais após estourada.

Professora: Ivanir Terezinha Blasius.

posted under | 5 Comments

Pipoca ou Piruá???

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma
dureza assombrosa. Só que elas não percebem, e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança uma situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora:
Perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro:
Pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: Vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um deestino diferente para si.
Não pode imaginar a tranformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. E, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande tranformação acontece: BUM!!!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que pela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o jogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva;
Não vão dar alegria para ninguém.

posted under | 1 Comments

Curiosidade: Qual é a origem da pipoca?

Tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo! Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas - até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.

O interior do grão está cheio de água, que, sob calor intenso, se expande até fazê-lo explodir. Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.

posted under | 0 Comments

Trabalhando Pesos e Medidas...

UTILIZANDO BALANÇA NA SALA DE AULA:

O pai da aluna Katlyn emprestou uma balança para que pudéssemos realizar a experiência do peso das pipocas. Esta aula foi simplismente MARAVILHOSA!
Pesamos muitas outas coisas na sala. Comparamos peso de agendas, cadernos, objetos, embalagens de pipoca, verificamos se o peso indicado na embalagem estava correto. Foi muito valioso. Fizemos também a experiência para saber qual era o maior peso; antes ou após estourar.
Este recurso potencializou nossa aula. Aprender desta forma foi mais fácil.
Neste dia também, constatamos que com uma embalagem de 100 gramas de pipoca estourada é possívem encher 5 saquinhos (médios) de pipoca(medida).
Com esta informação, foi possível realizar alguns cálculos e desafios matemáticos de grande importância para a turma, introduzindo a multiplicação.
Para finalizar, SABOREAMOS as deliciosas pipocas!!!!

Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 1 Comments

Formando dezenas com milho


ESTIMATIVA:

Para introduzir este assunto e adequá-lo ao tema pipoca, sugeri fazermos uma brincadeira, que foi chamada pela turma de "chutômetro".

  • No primeiro chutômetro, enchemos um potinho de leite fermentado com milho de pipoca, passamos uma lista na sala. Cada aluno colocava na tabela a quantidade de grãos que imaginava conter dentro do frasco. Após todos terem lançado sua quantidade estimada, contamos os grãos, e como ninguém acertou o valor, aproximamos para o valor mais próximo ao número de grãos. Havia 451 grãos no pote de leite fermentado. A Aluna Ana foi a que mais se aproximou desta quantidade.
  • No segundo, usamos um vidro de conserva, mais largo . Esta pesquisa foi realizada somente em nossa sala. O vencedor foi o aluno Alisson. A quantidade de pipocas foi de 1228 grãos.
  • Na terceira pesquisa, envolvemos também alguns professores. Desta vez, utilizamos PIPOCAS ESTOURADAS, num vidro de pepinos em conserva. Nesta pesquisa tivemos um acertador com o número exato de grãos. Foi o aluno Luan (de nossa turma) que como prêmio ganhou, um pacote de pipoca de 100 gramas(estouradas). A quantidade de pipocas estouradas foi 101
  • No quarto , utilizanos outra dimensão de vidro (de azeitonas verdes), que era fino e comprido. Colocamos grãos, e foi realizado durante a Feira da Matemática; fase Escolar. Participaram da pesquisa, professores, alunos, funcionários da escola, pais de alunos, avaliadores e comunidade em geral. Não teve nenhum resultado exato, então aproximamos, e o vencedor foi o aluno Ariel da quinta série. Quantidade de grãos foi 1910.

A contagem foi efetuada pelos alunos, que agrupavam os grãos usando: dezena, centena e milhar. A partir destes números de grãos realizamos outros desafios e operações matemáticas em sala, como por exemplo, calcular a diferença emtre o valor estimado e o valor real.

Aplicar as operações matemáticas desta forma, foi muito importante para os alunos e para mim, porque possibilitou diferenciar a prática de efetuar cálculos de forma sistematizada e mecânica, para esta, que evidenciou o concreto e o real.

Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 0 Comments

Mandala - Simetria

SIMETRIA:

O assunto simetria nos fez perceber que poderíamos produzir mandalas, utilizando grãos de pipoca e produtos derivados do milho.
Este trabalho foi desenvolvido pela professora de ARTES: Luciana da Silva.

Em artes também, foram feitas embalagens(saquinhos) para pipocas, à partir de caixas de leite longa vida. Estes saquinhos foram utilizados para colocar as pipocas na Festa Junina da Sala. Cada aluno confeccionou o seu.
Parabéns aos alunos e a Professora Luciana pelos belos trabalhos!!!!

Professora: Ivanir Terezinha Blasius.

posted under | 0 Comments

Plantio do Milho




posted under | 1 Comments

Gincana

posted under | 2 Comments

Pipocando na Informática

Momento de pesquisa na Sala Informatizada.














posted under | 0 Comments

Trabalhos de Artes



Este desenho foi desenvolvido em uma das aula de Artes com a Professora Luciana, pelo aluno: Bruno H. Garcia da 4a. série 03 e o tema era: PIPOCA!

posted under | 4 Comments

Propaganda: Pipoca Estrelinha

Pipoca estrelinha! Por que será que a pipoca estrelinha é tão saborosa?
Você sabe aquela hora que não há nada para fazer? Você alugou um filme para assistir, e pensa: Que graça tem assistir um filme?!
E você olha no armário e vê a pipoca estrelinha!
Então liga para o amigos e os convida para assistir a um filme, quando eles chegam você coloca o DVD e você pensa, está faltando alguma coisa!
Há!!! Me lembrei, é a pipoca!!! Mas só há uma marca de pipoca que é uma delícia! A pipoca estrelinha!

Com pipoca estrelinha, fica muito mais saboroso assistir um filme!

Pipoca estrelinha, experimente você também!


Autor: Jennyfer Araujo
4a. série 03

posted under | 0 Comments

Propaganda: Pipocon

Pipoca com sabor especial, de frutas vermelhas cítricas e leite condensado.

"Experimente essa nova delícia!"


Autor: João Vitor da Silva Filho
4a. série 03

posted under | 0 Comments

Propaganda: William Yoko

William Yoko é feita para momentos legais de sua vida!

Por exemplo:na praia, na cascata, no cinema, no namoro etc...


Você está com vontade de comer pipoca??? Então compre a pipoca William YOKO



Criado por: William Ricardo
4a. série 03

posted under | 1 Comments

Propaganda: Pipobrun

Humm... cheirinho de Pipobrum no ar!
É a família reunida em qualquer lugar;
No colégio, em casa e no Shopping.

Pipobrun é a pipoca mais deliciosa do mundo!

Sabe aquelas pessoas que não podiam comer pipoca? Agora podem, por que tem Pipobrun para todos os tipos e gostos!

A Pipobrun já vem temperada.

Sabe o que significa Pipobrun??? Família Reunida!!!


Criado por: Bruno H. Garcia
4a. série 03

posted under | 0 Comments

Jogos Matemáticos:


Esta tarefa da gincana foi um grande desafio que as equipes enfrentaram. Eles precisaram criar e aplicar um jogo matemático. Estes momentos transnformaram nossas aulas de matemática. Além de envolver as operações, ele precisavam criar regras e aplicar o jogo para as demais equipes.

Nessa tarefa, todas as equipes ganharam pontuação máxima! Parabéns!

O nome dos jogos criados por eles são:

  • Corrida do Pipocão - Equipe Pipocorn
  • Jogo do S Poca - Equipe Pipomática
  • Pipoaventura - Equipe Matpoca
  • Pipoquitas - Equipe Pipoquitas

Postado por: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 0 Comments

Concurso: Melhores Propagandas:

Tema: Pipoca
Disciplina : Língua Portuguesa

Cada aluno criou uma propaganda. As melhores propagandas com o tema proposto ganharam pontuação na Gincana.


Foram classificados quatro trabalhos:

  • Pipoca Estrelinha
  • Pipobrun
  • William Yoko
  • Pipocon

Postado por: Ivanir Terezinha Blasius

posted under | 0 Comments

Desafios Matemáticos: Sistema monetário

Desafios Matemáticos entre as equipes: Pipoquitas, Pipomática, Pipocorn e Matpoca.
Nesta tarefa da Gincana, cada equipe levou seu mascote ao Shopping. Relacionaram a quantia em dinheiro que levaram ao passeio e lançaram os gastos que tiveram. Ao apresentarem para as demais equipes, fizeram os cálculos no quadro.
Que belo passeio! As equipes foram muito criativas em suas histórias.


Os alunos contribuem trazendo doações de pacotes de pipocas que são utilizadas em nossas aulas. Sempre que há necessidade, outra remessa é solicitada. Agradecemos aos pais pela colaboração e incentivo no projeto. Eles sabem que esta é também uma forma de estar presente na educação de seus filhos. Obrigada!

Desafios Matemático utilizando embalagens de pipocas. Neste desafio, calculamos a quantidade de pacotinhos que poderíamos obter estourando uma embalagem de 100 gramas de pipocas para micro-ondas.

O rendimento médio foi de 5 pacotinhos por embalagem. Após esta descoberta os alunos realizaram a Tarefa 009/2010, com vários cálculos matemáticos e rendimento por pacote.

posted under | 0 Comments

Biografia da Mascote Pop Brasil

Olá pessoal, eu sou a Pop Brasil!


Idade:9 anos
Local de nascimento: Hospital Santo Antonio
Cidade de nascimento: Blumenau
Peso: 39,700 kg
Altura dela é : 1.43 m
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2302302107062713234

Coisas que Pop Brasil não gosta: De meninas que fazem fofoca, de meninos que encomodam, de meninos que me empuram, de quem bate em mim, não gosto que falem palavrão e me chutem na perna.

Alimentos que Pop Brasil gosta de comer: Batata frita, pizza, banana, maça, alface, nono, kiwi, chocolate, morango, melancia, repolho, Stax, camarão no palito, chuchu, pão, macarrão com carne moida, miojo, arroz, feijão, bife, goiaba, danoninho, pinhão, pipoca salgada e doce.


Integrantes da equipe criadora da Pop Brasil:

Taísa(líder), Priscila(vice-líder), Bianca, Ana, Ludmila e Gabriel.

Digitado por:Taísa



posted under | 1 Comments

Biografia do Mascote Pipoquinha

Prazer, eu sou o Pipoquinha!

Data de nascimento: 01/08/2000
Local: Blumenau-Sc, Hospital Santo Antônio
Idade:9 anos
Peso: 220 gramas
Altura: 36,5 cm
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6054044744104103673
E-mail: pipoquinha.luis@hotmail.com
O que quer ser quando crescer: Policial do F.B.I.
O que gosta de fazer: Jogar basquete, futebol, video-game e jogos de computador.
Comidas prediletas: Pizza, lazanha, sopa, arroz, feijão e muito mais.
Nome da mãe: Mãe desconhecida
Pai: Luis Henrique Vicente e adoram brincar juntos.
Escola que estuda: E.E.B.Bruno Hoeltgabaum.
Série: 4a. série
Time do coração:Flamengo!!!
Esse é um breve relato da minha história. Tchau pessoal!!!

Integrantes da equipe criadora do Pipoquinha:

Luis Henrique Vicente, Lucas Swantz Da Silva, Jennifer Araujo, João Vitor Silva Filho, Izabel Cristina e Lucas Blazi.

Digitado por: Luis Henrique Vicente.

posted under | 4 Comments

Biografia da Mascote Popica

Oi gente, eu sou a Popica Pipocon!!!

Data de Nascimento: 24/03/2008
Local de Nascimento: Blumenau- SC
Hospital: Bruno Hoeltgebaum
Horário de Nascimento: 7:15
Peso: 10 Kg
Altura: 7 cm
Mãe:Laís Pipocorn
Pai:Nilson Pipocorn
Idade:2 anos
Sexo:Feminino
Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17128837224561007049

Madrinha: Leticia Pipocorn
Padrinho: Alisson Pipocorn
Tia: Jennifer Pipocorn
Tio mais novo: Pipocorn Júnior
Tio mais velho é solteiro e chama-se: Bryan Lucas Pipocorn.

O que mais gosta de comer: Pipoca, principalmente se for no cinema!
O que menos gosta de comer: Macarrão
Do que ela gosta: Gsto brincar com meu padrinho Alisson, de fazer desenhos para agradar minha mãe de navegar pelo orkut para conversar com minha amiga, gosto de ajudar minha mãe fazer nega-maluca e pipoca, gosto de ir para escola estudar, ahhhh eu gosto muito de ganhar 10 beijinhos de minha mãe antes de dormir.
Apelido: Minha mãe me chama de Pipoca.
Médica pediatra: Dra. Fabiana
Cor preferida: Branco
Time do coração: Flamengo!!!
Time que não gosta: Vasco
O que quer ser quando crescer: Professora de Educação Física
O que ela não gostaria de ser quando crescer: Dentista, pois eu tenho medo de arrancar os dentes em mim e em outras crianças
Esporte favorito: Pular corda

Integrantes da equipe criadora da Popica: Laís, Letícia, Bryan, Alisson, Jennifer C., Nilson e Sidinei.

Ditado por: Laís Dalmarco Wilke

posted under | 5 Comments

Biografia da Mascote Pipolina

Olá, eu sou a Pipolina!

Data de Nascimento: 13/04/2010
Horário de Nascimento: 20:30
Hospital: Santa Izabel
Cidade: Blumenau
Local onde mora: Sala de aula da Professora Ivanir
Pais: Bruno, Willian e Gabriel
Mães: Bruna, Larissa, Morgana e Sabrina
Altura: 17.4 cm
Peso: 0,300 gramas
Características: Sou filha única, tenho a pele rosada, olhos castanhos, cabelos loiros com mechas marrons e boca bem carnuda
Do que gosta: Animais e brincar no computador
Do que não gosta: Poluição em rios, mares, ar na terra
Comida favortia: Pipoca, é claro!
Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10302532753473586262
E-mail pipomatica@hotmail.com
Posso ser feita de materiais recicláveis, mas sou igual a todos vocês. Tenho sentimento e sou muito inteligente!

Integrantes da equipe criadora da Pipolina: Bruno, Willian, Gabriel, Bruna, Larissa, Morgana e Sabrina.


Ditado por: Bruno Henrique Garcia.


posted under | 2 Comments
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

    Perfil

    Perfil
    Olá!!! Somos Professores e Alunos da Escola Bruno Hoeltgebaum de Blumenau. Criamos este blog com o intuíto de expor atividades realizadas, bem como, divulgar nossos projetos. Aqui você encontrará tudo o que rola de melhor em nossos Projetos e vai Pipocar na Matemática! Seja bem-vindo! BLUMENAU- SC- BRASIL

Em que local você costuma comer pipoca?

Onde são preparadas as pipocas em sua casa?

Você prefere?

  • .
  • .

Visitas

Contador de visitas

Arquivos


Recent Comments