Formando dezenas com milho


ESTIMATIVA:

Para introduzir este assunto e adequá-lo ao tema pipoca, sugeri fazermos uma brincadeira, que foi chamada pela turma de "chutômetro".

  • No primeiro chutômetro, enchemos um potinho de leite fermentado com milho de pipoca, passamos uma lista na sala. Cada aluno colocava na tabela a quantidade de grãos que imaginava conter dentro do frasco. Após todos terem lançado sua quantidade estimada, contamos os grãos, e como ninguém acertou o valor, aproximamos para o valor mais próximo ao número de grãos. Havia 451 grãos no pote de leite fermentado. A Aluna Ana foi a que mais se aproximou desta quantidade.
  • No segundo, usamos um vidro de conserva, mais largo . Esta pesquisa foi realizada somente em nossa sala. O vencedor foi o aluno Alisson. A quantidade de pipocas foi de 1228 grãos.
  • Na terceira pesquisa, envolvemos também alguns professores. Desta vez, utilizamos PIPOCAS ESTOURADAS, num vidro de pepinos em conserva. Nesta pesquisa tivemos um acertador com o número exato de grãos. Foi o aluno Luan (de nossa turma) que como prêmio ganhou, um pacote de pipoca de 100 gramas(estouradas). A quantidade de pipocas estouradas foi 101
  • No quarto , utilizanos outra dimensão de vidro (de azeitonas verdes), que era fino e comprido. Colocamos grãos, e foi realizado durante a Feira da Matemática; fase Escolar. Participaram da pesquisa, professores, alunos, funcionários da escola, pais de alunos, avaliadores e comunidade em geral. Não teve nenhum resultado exato, então aproximamos, e o vencedor foi o aluno Ariel da quinta série. Quantidade de grãos foi 1910.

A contagem foi efetuada pelos alunos, que agrupavam os grãos usando: dezena, centena e milhar. A partir destes números de grãos realizamos outros desafios e operações matemáticas em sala, como por exemplo, calcular a diferença emtre o valor estimado e o valor real.

Aplicar as operações matemáticas desta forma, foi muito importante para os alunos e para mim, porque possibilitou diferenciar a prática de efetuar cálculos de forma sistematizada e mecânica, para esta, que evidenciou o concreto e o real.

Professora: Ivanir Terezinha Blasius

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Perfil

    Perfil
    Olá!!! Somos Professores e Alunos da Escola Bruno Hoeltgebaum de Blumenau. Criamos este blog com o intuíto de expor atividades realizadas, bem como, divulgar nossos projetos. Aqui você encontrará tudo o que rola de melhor em nossos Projetos e vai Pipocar na Matemática! Seja bem-vindo! BLUMENAU- SC- BRASIL

Em que local você costuma comer pipoca?

Onde são preparadas as pipocas em sua casa?

Você prefere?

  • .
  • .

Visitas

Contador de visitas

Arquivos


Recent Comments