INTRODUÇÃO: Projeto Pipocando 2009
Momento divertido em sala de aula.
Desenvolver o projeto, Pipocando na Matemática, para nós está sendo muito importante.
Em primeiro lugar, por ser um tema divertido, e depois, por possibilitar integração com as demais disciplinas.
Trazer este assunto para a sala de aula foi uma ótima forma de motivar os alunos em busca de cálculos diversos e da pesquisa, usando outros meios com a sala informatizada, de forma real e significativa.
Espera-se um envolvimento dos alunos, na busca de resultados para os cálculos apresentados, e na coleta de informações necessárias ao desenvolvimento do projeto.
COMO COMEÇOU:
- Assistimos um filme, e comemos pipoca;
- Respondemos a um questionário, descobrimos a preferência de sabor;
- Fizemos gráficos;
- Comentamos sobre filme, e também sobre as “pipocas”;
- Pesquisamos: Como Surgiu a Pipoca? Qual é o segredo da pipoca? Qual sua origem , outros significados para pipoca e piruá;
- Fomos para a sala informatizada pesquisar e pesquisamos em casa.
- Ampliamos a pesquisa também para o milho.
- Plantamos milho.
- Conhecemos uma espiga.
- Escrevemos, contamos um fato, cantamos, desenhamos....
- Desvendar qual o “Mistério da Pipoca”;
- Desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa ;
- Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações;
- Relacionar o tema aos conceitos matemáticos estudados;
- Coletar dados necessários ao desenvolvimento do projeto, de forma integrada, divertida e ;
- Desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico-matemático;
- Integrar o tema, relacionando-o com as demais ;
- Ler, pesquisar, comparar, ordenar....
ESPECÍFICOS:
- Pesquisar sobre pipoca;
- Relacionar o tema com conteúdos diários e a fatos de nossa vivência;
- Responder questionário para saber a preferência da pipoca;
- Contar momento em família e consumo do produto;
- Elaborar e executar entrevista com um pipoqueiro(a);
- Trabalhar com textos diversos sobre o tema (Leituras, lendas, notícias, receitas, poemas, músicas, paródias, textos informativos, ...);
- Criar e resolver desafios matemáticos;
- Descobrir qual o mistério da pipoca;
- Pesquisar números relativos a população brasileira e relacionar ao consumo de pipoca;
- Relacionar o consumo da pipoca aos cuidados com nossa alimentação;
- Fazer lista dos principais fabricantes (marcas) do produto;
- Efetuar cálculos matemáticos, pesquisas populares e de preço, tabular dados e fazer gráficos à partir destes dos dados coletados;
- Usar balança para pesar e comparar quantidades;
- Trabalhar com unidades de massa, peso: miligrama(mg), grama (g) , quilograma (kg) e tonelada(t), medidas de capacidade: litro(l), mililitro(ml), medidas de comprimento: metro(m), decímetro(dm), centímetro(cm) e milímetro(mm);
- Construir jogos e brincadeiras com materiais alternativos (reutilizáveis;
- Confeccionar embalagens para as pipocas e enfeites para a festa junina a partir de reciclagem de materiais (caixa de leite);
- Fazer “mandala” à partir de produtos de milho(grãos, farinha, ...) relacionando com as aulas de simetria.
- Fazer estimativas (chutômetro) diferntes tamanhos de recipientes, observando volume e a capacidade de cada recipiente;
- Participar de eventos para divulgar nosso trabalho na nossa escola e em outras escolas.
- Criar um Blog para expor o resultado de nossas pesquisas.
Postado por: Professora Ivanir Terezinha Blasius
- Visitar uma empresa que vende, empacota ou finaliza o produto.
RESUMO: PROJETO PIPOCANDO
Com o propósito de tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes, o projeto Pipocando na Matemática teve início em maio de 2009, envolvendo 58 alunos da terceira série do Ensino Fundamental. O tema “pipoca” foi logo aceito pelas turmas, e isso possibilitou “pipocar” na Matemática de forma divertida, fazendo com que os alunos buscassem novos desafios, novas pesquisas e novas descobertas. O trabalho interdisciplinar se intensificou, integrando todas as áreas do conhecimento. A pesquisa tornou-se constante e fundamental. Precisavam de respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o mistério da pipoca? Por que a pipoca estoura? O que é necessário fazer para que a pipoca estoure? O que faz com que um pequeno grão se transforme em uma massa fofa e branca? À medida que encontravam as respostas, aumentava o interesse por novos conhecimentos. Esta prática pedagógica fez com que a Matemática acontecesse naturalmente. Adotar esta prática oportunizou aos estudantes grande envolvimento, e o processo de ensino e aprendizagem, numa deliciosa recreação para todos os envolvidos.
11 comentários:
Oi é a Ana Carolina Renan Burckhartd gostei muito do video e do BLOG inteiro.
BEIJÃO BEIJÃO BEIJÃO
DE
ANA E RENAN
Que bom que vocês gostam.Continuem acompanhando nossos trabalhos e porque não, postar alguma idéia nova.
Beijos. Professora Ivanir
Na próxima semana, início de novembro, estaremos na Feira Catarinense de Matemática, em Rio do Sul, SC.Nosso Projeto "Pipocando na Matemática está "Bombando". Estamos ansiosos.
Professora e alunos.
Foi muito legal la em Rio do Sul mas bastante calor e cansativo
comemos panqueca foi muito gostoso.
BEIJOS ANA
Gostei da pipoqueira elétrica. Onde posso adquirir uma. Fazer pipoca sem gordura é sensacional.
pro voce esta linda
valeu só depois que fui ver seu recado
adorei bigadu
Eu gostei da feira catarineSe,por que estava organizada,. Eu queria estar na feira catarinense,e tenho muito orgulho deles. De LUdMiLa Batista dantas De Bruna LIGMANOSKI.
Oi,meu nome é Bryan,gostei quando eles foram na tv galega e quando a nossa turma ganhou o prêmio.
professora você queria ir para feira nasonal.
Professora Ivanir você queria ir para feira nacional?.Nome:Gabriel.
Oi turminha ;D ..
Muita saudade de vocês ...Mesmo que eu esteja na turma da demanhã vou acompanhar o projeto porque esse projeto vai ir cada vez mais pra frente ,vai bombar ..¨tomara¨
Bjss ... by:Keety
Postar um comentário